domingo, 5 de maio de 2013

Dê Olho




   Aos que são bem próximos costumo dizer que tenho vários dias  de Pollyana  transformo paredes limpas...
...assim brancas em galeria, papel  e caneta ou teclado  em arsenal da minha imaginação.


                  

 Há que novidade...  
... tem muita gente assim.

 Graças a Deus ! 

 Pois é inevitável  que  as marcas vão aparecendo quando descobrimos que a vida   não é um play e que ficarão arranhões. 


   É nesta hora que a menina adormecida vem cheia de fé e se atira de corpo e alma crédula de que tudo tem jeito,
começa a traçar um novo dia, 
uma  semana  nova.


   Oba! 
   Então é bom ter fé no homem, 
fé na vida e principalmente em si.   

olho
no 
mercado
de
trabalho


    




          
        As ofertas são muitas...  Não tenha dúvida! Mas é sempre bom estar atento ao que o mercado de trabalho exige, vale para a sua cidade, estado e país. As exigências básicas são quase sempre as mesmas e, pensando nisso,  gurizada: é bom ficar de olho no que o mercado está procurando  quando o assunto são  os colaboradores.
        São características que podem garantir a  primeira de muitas colocações no mercado de trabalho: ser ético; ter qualificação; haver flexibilidade; saber trabalhar em grupo; ter assiduidade ; ser responsável e resiliente.
        Esta é uma dúvida comum aos mais jovens, e aos mais experientes também: com o desenvolvimento de novas tecnologias e o mercado em constante mudança global, parecemos perder os parâmetros. Porém ,na verdade, qualquer instituição ao contratar um  profissional  “investe” nessa ideia  e  aposta que ela vai dar certo. O profissional ético agrega à  empresa valor ,respeitabilidade, está presente de forma transparente e busca contribuir para o desenvolvimento comunitário, praticando a cidadania e a responsabilidade social. Sua qualificação é usada para gerar situações de desenvolvimento e crescimento individual e coletivo na instituição!
       A flexibilidade vai auxiliá-lo em períodos de adaptação, crise e possibilitará novas formas de ação e aprendizagem. O trabalho em grupo será fundamental para  determinar a maturação da sua vida profissional e  seu desenvolvimento humano. A assiduidade e responsabilidade sempre serão as descrições do profissional que você se tornou em sua jornada produtiva, fique de olho em seu desempenho.
       A resiliência*, definitivamente dirá se você é um profissional do século XXI e se consegue trabalhar sob pressão e responder a esse mercado que  exige muito, mas nos torna cada vez mais capazes, desde que encontremos  pontos de equilíbrio  entre todas as necessidades do nosso dia a dia. Bem-vindos à vida profissional e adulta!   
                                     Karem Medeiros



*Resiliência é um conceito oriundo da física, que se refere à propriedade de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. ... A psicologia tomou essa imagem emprestada da física, definindo resiliência como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.







Humor

"Em plena guerra do Golfo, o soldado John Tex chega esbaforido para o sargento e diz:
— Senhor, senhor... Tem um exército vindo em nossa direção!
— Um exército? — pergunta o sargento, espantado. — Mas eles são amigos?
— Não sei, mas acho que sim... Eles estão todos juntos!"







2 comentários:

  1. Ótimo post sobre o mercado de trabalho para os jovens. Indiquei para a Mariana e seus colegas. Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabes Sida tive a felicidade de trabalhar com um grupo jovem nos últimos anos "the best" , antenados, responsáveis inteligentes, criativos estudiosos e resilientes. Mas agregado as suas expertises estava a ética. O mercado hoje suplica por este profissional "diferenciado". A gurizada a que me referi um grande abração e a ti guria e a Mariana um beijão.

      Excluir