sexta-feira, 10 de maio de 2013

De útero, de coração, de afinidade e dedicação


Minha companheira de chimarrão e de conversas infindáveis pela madrugada, filmes, caminhadas, viagens, sem sombra de dúvida a minha musa inspiradora. 







          Pensei em escrever para as mães de útero, de coração, de afinidade e de dedicação. Claro com uma ótica na minha mãe. Mas ao pensar na Neiva da minha vida minha mãe achei que não teria os conhecimentos teóricos necessários, essa mulher  como tantas especialidades é curandeira, professora, cozinheira, chef, contadora, artista, médica, psicóloga, conselheira sentimental e de negócios, atende várias frentes  de personal  depende muito da necessidade de seus rebentos: uma virginiana, um leonino e um libriano, além de três netos e um quarto a caminho. 

         Ah! Não posso esquecer jamais de todos que passaram por ela e foram acolhidos  filhos temporários  que  tiveram  dela também sua  dedicação.
Entendem agora minha dificuldade em falar dessa mulher teoricamente. Abro espaço para meu coração que viu uma mulher jovem muito jovem que na contemporaneidade poderia ter tocado sua vida reconstituído-a  afetivamente  ao ficar viúva. Bonita, inteligente, comunicativa preencheria linhas ao escrever seus  atributos. Mas ficou ali de olho em suas crias,  sua formação, religiosidade, atitude consigo e com o meio. 
       
         Foi-nos  exemplo e deu exemplo  não de perfeição por que isso nas palavras dela ”só Deus”. Muitas vezes não nos era permitido muitas coisas, nos foi obrigação cumprir outras,  ouvimos muitos “nãos” permeados de explicações e alguns “sims”.
      
         Tínhamos de apreender um pouco de tudo independente de ser menino ou menina,  o que às vezes é chato aos olhos dos outros. Sempre temos  opinião  sobre os assuntos. Sendo assim um de nós conhece música, educação e fitness os outros gostam, um de nós conhece saúde, educação e negócios ou outros gostam, uma de nós conhece educação, gestão e arte os outros gostam. Todos nós brincamos de fazer comida por que quem cozinha mesmo é a mãe. E não é exagero não!  

          Ela faz qualquer coisa e com os ingredientes disponíveis e torna um manjar dos deuses.  Do nada...   ... ela liga e pergunta como tu tá? E bem naquele dia que tu não quer dizer uma palavra...  ...fica um silêncio   na linha ...   ... e ela solta ...   .. eu sabia que tu não estava bem. Tu vem para cá ou eu vou para ai...
                
         O que dizer desse ser  que caiba em linhas, como não há expressão única...
   ... minha linda  és a personificação  mais pura do amor ágape.       

         
Se eu algum dia  for um pouquinho para as minhas filhas do que tu és  para mim...   
agradeço, agradeço, agradeço!







 Minha mãe também tem os diários onde ela escreve a muitos anos.Talvez um dia me permita mostrar algo. Eu mesma relutei tanto...






Ode ao Alho-poró

Por Sidamáya Bianchi Alcantâra



     Ah! O alho-poró... Os outros legumes e temperos que me perdoem, mas nenhum deles se compara ao alho-poró. Apesar de ser da mesma família do alho e da cebola, o seu sabor levemente picante e adocicadinho, o torna mais suave, um verdadeiro manjar natural das hortaliças. Originariamente, é utilizado no preparo de sopas e caldos. Proveniente da Ásia Central, mencionado muitas vezes na Bíblia, já era cultivado pelo antigo Egito. Usa-se somente a parte branca do talo do alho-poró, que cresce sob a terra. É um dos principais ingredientes da sopa franco-americana vichyssoise (americana ou francesa???? A origem desta sopa é controversa, havendo duas versões a respeito. Quem primeiro referiu esta sopa e diz-se dela criador foi o Chef francês Jules Gouffé, que publicou sua receita no livro Royal Cookery em 1869. A segunda versão de que temos conhecimento é de que a sopa teria sido criada em 1917 pelo Chef do Hotel Ritz-Carlton de Nova York, Louis Diat. Na dúvida vamos chamá-la, aqui, de franco-americana). De textura cremosa, além do alho-poró, adiciona-se a esta sopa batata, cebola, azeite de oliva e caldo de galinha. Depois de cozidos, os ingredientes são amassados e misturados com leite, creme de leite e cebolinha verde.    
       Deve ser servida fria. 
- mas vai muito bem com refogados de carnes e aves e sobre peixes assados. 

         E não esqueçamos dos clássicos risoto de alho-poró, com uma adição extra de manteiga (da 

boa, por favor...) e da quiche, com doses generosas de requeijão e queijo de sua preferência 

(um não muito forte, para não se sobrepor ao sabor inigualável desta iguaria das hortas!). 

Faça bom proveito!





        Abaixo, receitinhas que adoro cozinhar com o bendito!!!




Iscas de frango refogada com alho-poró e shoyo
(super funcional)
Ingredientes:
- ½ k de peito de frango cortado em iscas;
- 1 cebola pequena bem picadinha;
- 1 talo de alho-poró cortado em rodelas finas;
- salsinha a gosto;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1 fio de azeite de oliva;
- shoyo;
- sal a gosto.
Modo de preparo:
Refogar na manteiga, com o fio de azeite de oliva (usa-se os dois juntos para a manteiga não queimar) o frango, até que fique dourado (pode adicionar um colher de chá de açúcar para dar uma “cor” no bichinho). Em seguida adicionar a cebola, a salsinha e o alho-poró, refogando-os até que fiquem bem murchos. Por fim, adicionar o suficiente de shoyo (não muito para não se sobrepor ao sabor do alho-poró) para que o frango fique moreninho. Corrigir o sabor com sal, se necessário (Atenção! O shoyo é salgado!). Refogar por mais uns 3 minutos e servir quentinho com arroz branco. Também fica legal como recheio de baguetes e pastéis. “A mangiare”!
Tortinha de alho-poró sem farinha
(boa para dietinhas com restrição de carboidrato)
Ingredientes:
- 6 ovos;
- 1 cebola pequena picada;
- 1 talo de alho-poró cortado em rodelas finas;
- salsinha a gosto;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1 fio de azeite de oliva;
- 1 colher de sopa de fermento químico (desses para bolo) ou bicarbonato de sódio (excelente para fazer crescer bolos e pães);
- 100 g de queijo parmesão (de preferência ralado grosso na hora);
- sal a gosto.
Modo de preparo:
Refogar na manteiga com o fio de azeite todos os ingredientes, exceto os ovos, o queijo e o fermento. Em uma tigela, reserve. Acrescentar no refogado os ovos ligeiramente batidos, o queijo, o sal e o fermento e misturar tudo. Colocar em um refratário pequeno untado com margarina para assar/gratinar. O tempo médio de cozimento é de 20 a 30 min, dependendo do seu forno. “Bon appetit”!
Salmão assado com alho-poró
(é a mais simples das receitas, mas de um efeito espetacular!)
Ingredientes
- 1 filé de salmão de mais ou menos 1 kg;
- 1 talo de alho-poró cortado em rodelas finas;
- 1 limão siciliano;
- azeite de oliva a gosto (eu capricho neste ponto)
- sal a gosto.
Modo de preparo:
Sem muita frescura, tempere o filé de salmão com sal, uma dose generosa de suco de limão e do azeite de oliva por cima do peixinho. Coloque em uma assadeira untada com azeite de oliva (pode colocar papel alumínio em baixo do peixe, também untado, para não grudar) ou refratário e disponha, por fim, as rodelas de alho-poró e leve ao forno por mais ou menos 30 min. Algumas pessoas gostam de cobrir o peixe com papel alumínio e descobrir mais ao final do cozimento, mas sem o papel vai mais rápido e não acumula aquele monte de água na forma. E não fica seco porque além deste peixe ser gordinho, o azeite de oliva também se encarrega de hidratá-lo. Sirva com batatas assadas e um purezinho de moranga. “Delicious”!




===============================================================


Vamos finalizar aqui com todos os nomes das  mulheres que são mães em atitudes pelo cuidado ensinamento e carinho para com o outro(a). Aqueles nomes que não estiverem aqui por favor acrescentem nos comentários...   Abraço!                                                                   Karem Medeiros



Neiva, Tereza, Marlene, Neida, Catarina, Luzia, Neuza, Maria, Bella, Bárbara, Dora, Deise, Denise, Cleonisse , Claúdia, Eluza, Julia,  Mariana, Marta, Márcia, Clarissa, Clarice,  Martina, Tânia, Rosane, Vera,  Valquíria, Vanusa, Valéria, Vanessa, Helen, Carla, Cátia , Cíntia,  Ana, Aladia, Aline,Priscila, Sidamáya, Magáli, Elenjoze, Cíntia, Cleiva, Lara, Mara, Lívia, Laura, Aritusa, Ariane, Aurora, Rosângela, Iara, Nádia, Nara, Nívia, Nilva Eliana, Jaily, Juliana, Neli, Nádia, Rosa, Rotilde, Janete, Joana, Jandira, Jaqueline, Janaína, Ramona, Alexandra, Andréia, Adriana, Isolde, Ieda, Idalina, Lourdes, Luíza, Liliana, Joana, Vanda, Lúcia, Carmem, Marilene, Miriam, Suzete, Melissa, Cenira, Cristina, Claudete, Camila, Carolina, Margarete, Marieta,Lucinda, Irene, Clair,Cleuza, Cristiane, Emili, Eleonora, Sônia, Elizângela, Gládis,Graziele,  Fernanda, Felícia, Flávia, Aparecida, Justine, Patrícia, Bibiana, Benícia, Mari, Sandra, Gabriela, Renata, Ester, Érica...

==============================================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário