segunda-feira, 30 de março de 2015

Senhor Bacalhau







                             Para quem curte cozinhar e comer em boa companhia, hoje vamos nos arriscar literalmente em  receitinhas deliciosas para esta semana e para todos os dias que lhe convir. Nosso convidado especial e sempre em nossa mesa na Páscoa em família o “Senhor Bacalhau” em lascas, postas ou desfiado sempre uma delícia.         

                            Trazido ao Brasil pela corte portuguesa no século XIX -  Portugal  aperfeiçoou as técnicas de salga e secagem- para nós brasileiros alimento de celebração, para os portugueses é consumido no dia a dia. Mas nem só de Portugal vem o bacalhau, temos algumas variações: Gadus morhua (Atlântico), Gadus macrocephalus (Pacífico/Alasca), Molva molva  (ling/ Noruega), Brosmius brosme (zarbo /Inglaterra/Escócia), Pollachius virens (saithe/ Portugal/Noruega), Theragra chalcogramma (pollock/Alasca).

R E C E I T A S:

O CALDO DE BACALHAU por Vitor Sobral
Ingredientes: 300 gramas de bacalhau com carcaça, 2 litros de água quente, 200ml de vinho branco , 50 ml de azeite extravirgem, 2 dentes de alho, 1 cebola, 1 alho poró, 1 folha de louro, salsa, tomilho e pimenta do reino em grãos a gosto.

Modo de preparo: Em uma panela grande, sue o alho, a cebola e o alho poró no azeite. Junte a carcaça do bacalhau, deixe suar e acrescente o vinho branco adicione o louro, a salsa, o tomilho, a pimenta e a água quente. Ferva em fogo baixo por 15 minutos. Passe o caldo por um chinois ou  peneira e reserve. Pode enfeitar com aqueles pedaços de bacalhau que soltaram da carcaça e servir com limão e torradas.

SALADA DE BACALHAU E GRÃO- DE- BICO por Vitor Sobral
Ingredientes:
Salada - 1 kg de bacalhau seco e salgado: 600g de grão- de- bico cozido. 200g de azeitona verde , 100g de tomate-cereja, salsa e azeite a gosto.
Vinagrete- 200g de cebola, 100g de pimentão vermelho, 100 g de tomate, 50 ml de azeite extravirgem, 20 ml de vinagre de vinho branco, sal a gosto.

Modo de preparo:
Salada- desfie o bacalhau ainda salgado e depois dessalgue-o em água fria por cerca de 2 horas, trocando a água a cada 20 minutos, pelo menos 6 vezes. Enquanto isso, retire os caroços e pique as azeitonas e corte os tomates- cereja ao meio. Escorra bem o bacalhau já dessalgado e, com ajuda de um pano, esprema-o para retirar o excesso de água. Em uma panela  bem aquecida, refogue o bacalhau em azeite, sem mexer. Assim que dourar o fundo da panela, apague o fogo e acrescente o grão-de-bico cozido, o vinagre, os tomates-cereja e a salsa.
Vinagrete- descasque e pique a cebola, o tomate e o pimentão, misture o azeite e o vinagre, acerte o sal e reserve.
Para servir- transfira a salada para uma travessa e finalize com azeitona.

                           Prontinho duas delícias fáceis de fazer e com um apelo visual absurdo. Eu ainda fico devendo as especialidades feitas pela minha mãe Dona Neiva Bianchi Medeiros com o bacalhau. Vou pegar as receitas certinhas com ela e posto aqui, entre as maravilhas feitas por ela tenho as minhas preferidas o arroz e o bolinho de bacalhau...    São fantásticos!!

 Abraço!  Karem Medeiros